domingo, 8 de novembro de 2009

UKEY SCHOOL- Tiopês Translator


O Tiopês é uma forma de linguagem utilizada por diversas pessoas para se comunicar na internet de modo sarcástico. Com um jeito engraçado e "incorreto", o tiopês é muito usado no Orkut, MSN, blogs e até mesmo para os seguidores da tribo From UK e cada dia mais pessoas adotam essa linguagem. Tiopês, como muitas línguas, possui ramificações. E estas ramificações variam de pessoa para pessoa. A intenção do tiopês é, normalmente, simular um indivíduo com completa falta de bom senso, cultura digital, e de língua portuguesa, dando um tom de comicidade à fala do autor. Uma frase na língua formalmente usada pelos brasileiros, quando escrita em tiopês, poderia ser representada de diversas maneiras, dependendo da época em que a pessoa que a escreverá teve seu primeiro contato com o tiopês. Pois a esta língua está em uma completa e rápida mutação, e o que se fala há dois meses atrás pode hoje ser visto como "fora de moda".

Fases do Tiopês:

1.1 Alechat:
Tinha pequenos e poucos erros, não era tão diferente do português normal.
Exemplo:
E aí pessoal to deichando umas dicas pra voces flw!
1.2 Tiopês Arcaico:
Os erros começavam a aumentar, porém não era nada muito notável.
Exemplo:
E ai pessoau to deichando umas diks pra voces flw
Alguns tiopenses, com a invasão dos noobs, estão regredindo ao tiopês arcaico.
1.3 Tiopês Moderno:
É o tiopês como conhecemos. Vários erros, sempre engraçados, claro.
Exemplo:
eae pesoau to deishamdo 1as dicks pra vo6 flw gatas me aids
1.4 Neo-tiopês:
Não é própriamente parte da família do Tiopês, porque já começa a exagerar nos erros sem-graça. Falado por semi-noobs.
Exemplo:
eae pessoau tö deishamod uams diacs paar vosses flw bjsmeliag
nota: "bjsmeliga" e variações estão cada vez mais presentes nessa língua, e são irritantes ao extremo.
Miguxês e Migopês:
São os primos idiotas do tiopês.
Miguxês é clássico: abusa de frases com reversão entre letras maiúsculas e minúsculas, abusa de X, abusa de uma escrita infantil, abusa do ridículo. Evite essa língua, e xingue quem a usa.
Exemplo:
OiIiIHh CoOoMo VoxÊêÊxXx ExTãÃãÃoOoHhH??????? TuUuDoHhH bÊêÊêÍíÍíMmMm???? BjXxXxXxX ;*******
Definição de ridículo.
Migopês é a língua falada, não-propositalmente, pelos noobs-mor. Muitos deles avançam e trocam essa língua por uma variação do tiopês. Outros continuam pra sempre bjs persi
O nome significa Miguxês + Tiopês.
Exemplo:
Oie coom voa vussez rsrs tuod bls//???//// oi meninës
Quase tão ridículo quanto o tiopês, porém, para muitos, é um processo natural e passageiro; logo estes noobs serão tiopenses. Bem, nem todos.
3. Inversão de letras: Uma das características do tiopês era a inversão de letras. ERA. Hoje tá perdendo a graça. Porém ainda é comum, e os noobs fazem isso toda hora. Faça inversões de vez em quando, se quiser. Não faça direto, pois desse jeito não dá pra entender a frase. Exemplo de tiopês com inversão: Eae bls sou gacto faso natasoa e visto preot qem curt gostioc/ 4. u e l: Todas as palavras terminadas em vogal seguida de "u" podem sofrer essa alteração: trocar o "u" pelo "l". Exemplos: meu = mel, deu = del, comeu = comel etc. Porém, essa regra está sendo deixada de lado, já que essas alterações estão perdendo a graça. Boa parte dos tiopenses voltaram a usar o "u". Já a maioria dos noobs e semi-noobs ainda seguem essa regra. Não é obrigação, é sua opinião. O inverso também se aplica: palavras terminadas em vogal seguida de "l" normalmente sofrem essa alteração. Exemplos: pastel = pasteu, geral = g/jerau, normal = normau etc. A diferença é que os tiopenses ainda a usam e ela não está perdendo a graça D: Novamente, não é obrigação, siga essa regra se quiser, é apenas uma dica pra te fazer parecer menos noob ok 5. Apontuação e Despontuação*: - Eu inventei esses dois neologismos com o intuito de dar a vocês um upgrade nas tendências. 'apontuação' define-se como uma estrutura frasal na qual a pontuação é eliminada. ex: oi mae tudo bom bom eu queria diser que eu estaav la na escola e um menino chegou e dise olha seu idiota te acho tso besta mas eu dise a meu fodase se voce me odeia to em ai o que vx acha da mimha respota em mainzenha 'despontuação' consiste no uso indevido das pontuações. ex.: (em uma frase afirmativa) tirei um sero na prova hoge estou meio triste por causa diso? ex.: estou um pouco penssativo hoge.........................acho q a milena nao quer mais ser minha amiga o que eu fasso...............eu gosto dela mais ela nao gosta de mim.... ex.: ME ADD POFAVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 7. Regra do "-IL" "-IO"*: Palavras com essas terminações como "Frágil" ou "Domínio" podem sofrer alterações. ex.: Fragio, Dominil, Remedil, Calafril, Útio, Facio 8. N e M*: A troca(ou adição) de "n" por "m" é muito utilizada, mas é bom usar com moderação.Lembrando que a troca de "M" por "N" é mais válido no fim da frase. ex.: Comcordo, Conmigo, Poden, Aimda, Imtervensao, Armazen 9. G e J*: Bom colocar só quando o som realmente é parecido(geralmente antes do "e") ex.: Jente, Aljema, Gorgeta, Corajen, Sugera, Gibóia, Jirando, Jerau 10. Presente e Presente do Subjuntivo*: Na lingua Tiopesa é a conjugação que mais sofre alterações. Troca-se terminações "am" por "ão" e "em". ex.1: Vejão, Caião, Buscão, Cavalgão -"Jente nao caião nesa!" ex.2: vejem, -"Jente vejem iso!" -"nao caem nesa!" 11. Unisex*: Já é meio chavão, mas às vezes válido sem exageros galere rs ex.: Menine, galere, maldite, bonite 12. Suprimir primeira ou ultima letra*: também é válido sem exageros. ex.: stou, strangeiro, sterco, felicidad, pod, gost 13. "ee" e "oo": Certas palavras com um som de "i" ou de "u" muito profundo podem sofrer essas alterações. "ee" e "oo" são comuns ao inglês (exemplos: Bee, See, Boo), mas podem ser incrementados ao tiopês. Só use quando o som da letra for muito profundo mesmo. Exemplos: cu = koo super = sooper vida = veeda fundo = foomdo Apesar de ser interessante, apenas o "koo" é usado regularmente, pois as outras dão uma impressão de noobeza ao post. Use se quiser. 14. "ay" e "ei": Evite. Simplesmente evite usar ay no lugar de ei. Exemplos: peidei: peiday gastei: gastay gozei: gosay sei: say Além de dar um som gay ao post, não tem graça. Porém, trocar ay por ei é tolerável. Exemplo: gay: gei Mas, enfim, evite. 15. "s", "ss", "ç", "c", e "z": Toda palavra com ç, c, ss, ou z, pode e deve ser substituída por s. Porém, se for para substituir c, tenha certeza de que ele tenha som de s. Exemplos: Cabeça - Cabesa Maçaneta - Masaneta Essencial - Esensiau Fazer - Faser 16. "c" e "q": Em uma palavra que contenha "c", se ele tiver som de "k", pode ser substituído por q. Exemplos: Facção - faqsao lacta - laqta lectospirose (lol) - leqtospirose 1. Princípio básico do tiopês: inversão das letras da última sílaba

O recurso mais usado no tiopês. Básico e fácil de aprender. n00b, se você não entender essa lição, vá jogar pedra na lua porque tiopês não é pra você... Vamos usar como exemplo a palavra que deu origem ao nome do nosso amado idioma: tipo Separe as sílabas de "tipo": ti-po Agora inverta as letras da última sílaba: ti-op -> tiop n00b pergunta: "E se a última sílaba tiver três letras? como fas???" n00b, eu entendo isso como questão de estilo. Muito do tiopês é você mesmo quem cria e adapta e blábláblá... fas asin letra -> le-tra -> le-atr -> leatr cobra -> co-bra -> co-abr 2. Substituição de letras
Um outro recurso bastante usado no tiopês é a substituição de letras. Por exemplo,na palavra assim: muitos escrevem açim ou ainda asim. Os dois jeitos estão certos,mas cada um escreve do jeito que quer! outros exemplos: alo você -> alo vose acho -> asho talvez -> tauves etc... MAS LEMBRE-SE! tiopês não é questão de seguir regras,isso não é alechat! Você tem que ter o seu próprio estilo!Se você ainda está em dúvida,imite os outros por enquanto,e com o tempo você descobre o seu próprio estilo 3. PONTUAÇÃO para construir uma frase 'tiopense' correta, deve-se usar uma pontuação adequada. vejamos os seguintes casos: 1) exclamação o ponto de exclamação deve ser usado em frases que passem uma ideia de surpresa; para chamar atenção de um fato importante(ou não); em frases escritas em maiúsculo(ideia de grito). o ! pode ser usado de forma exagerada - sendo que, quanto mais exclamações, mais 'noob' a frase fica, exceto quando você quiser fazer uma ironia. exs.: - ALO VOSSES!!!!!!11!!1!! - prestenção!1 obs.: os 1 que aparecem entre os sinais de exclamação são normais em frases 'tiopenses'. eles passam uma ideia de 'noobeza-digital', isto é, é como se o indivíduo que fosse usar o ! não soubesse segurar o 'shift', soltando-o algumas vezes, fazendo que, no lugar de !, saissem apenas o 1/b]. (fenomeno que chamarei de 'disteclação'). 2) interrogação usado em frases interrogativas. assim como o ! também sofre 'disteclação' do 'shift', podendo aparecer em frases apenas por /. vejam os casos: - o que???// - ok/ 3) sinais diversos esses podem ser usados, ocasionalmente, e são derivados de expressões da internet. os principais dele são: * ; -; "... exemplos: 8**8* sou cantora gótica ****8 - n obs.: ¹ os 8 também são produtos da 'disteclação'. essa, pode-se aplicar também em 'carinhas', como (9( , entre outros. ² o - deve ser usado em início de novas frases. exemplos: ei menine pegael. -n 4) 'apontuação' é comum[e correto] escrever frases em tiopes sem pontuação. a vírgula e o ponto final quase nunca são usados. a apontuação causa humor para quem lê [e ideia de velocidade]. exemplo: minino eu tava em casa ai meu amigo chegou e disse ei vamos brincar de medico eu falei pra ele nossa porque você quer brincar de médico você é um gay dá o cu ele disse que não mas mesmo assim depois ele me agarrou e me prendeu e eu disse olha aqui seu filho da puta me larga não me coma eu não quero essas coisas vou contar pra minha mãe então ele foi embora com medo e me chamou de puta 4) SUBSTITUIÇÕES DE DÍGRAFOS

Como você deve saber, Dígrafo é quando duas letras representam um mesmo fonema, um som por exemplo ACHO, MARAVILHA, CASINHA, etc pois então, esses dígrafos CH, LH e NH, no tiopês serão subsituidos por SH, LI, e MH (ou ni). Ex: ASHO, MARAVILIA, CASIMHA ou CASINIA Reza a lenda que a palavra FAMÍLIA é de origem Tiopesa, pois usa LI ao invés de LH. 5. Dos erros propositais da língua portuguesa.

um aspecto que acho super digno no tiopês, é a utilização de erros comuns entre usuários da língua portuguesa que ganham um ar cômico no nosso querido idioma. uma das grandes graças do tiopês está nas frequentes semelhanças a indivíduos que não sabem usar nem o português e acabam nos dando GRANDES inspirações. veja o exemplo: a) PARAE GALERE nada haver iso vlw Análise da frase: se você compreendeu o sentido da frase, PARABÉNS, você tem alguma noção de tiopês. se você notou um erro clássico do português, o verbo HAVER que não deveria ser empregado no lugar de 'a ver', PARABÉNS DUAS VEZES, você tem algo a mais. oo' b) AGENTE TA IMDO PRO PSY FLWS AE PRA GLR Q FICA fuissssssssssssssss Análise da frase: é óbvio que você deve ter entendido a frase. poréém, o melhor dela está no sujeito da oração 'AGENTE' que, para os que possuem a 4ª série completa, notaram o erro E, mais do que um erro de tiopês, um erro semelhante à pessoas não-praticantes da língua, mas que o fazem. Bom, de base é isso, é possível notar também trocas propositais no tiopês que estão presentes na vida de pessoas digamos 'semi-analfabetas'. outros clássicos: seje (do verbo ser), ancioso (sim! ansioso é com s.), con tigo, geito... 6-(várias,resumi em um post)
a) substituição da ultima letra por S da um estilo na frase. super DESCOLADO perfeito-perfeits oou se náo ficar legal na substituição é só colocar S no final ok-oks b)substituição do me por mim MUITO SIMPLES ex: me conta - mim conta c)tirando o espaçamento entre certas palavras MUITO SIMPLES[2] ex: mim conta - mimconta pega el - pegael d)substituição do X por sh, ch ou vice-versa tipo deixo-deisho cachorro- cashorro o SH é o mais estiloso,na minha opinião 7. EVITE o migopês

tente evitar o migopês, e aqueles acentos perdidos tbm. Além de ser ridículo, vc se passa por noob. a diferença: Tiopês ai g-sus el to ficamdo lolca q isooooooooooooooooooooo alokkkkkkk Migopês ahi´ ge´´´`suizs eul to fiq¨¨"ando locaah` q iszooooooooooooooooooooo alocka´aaaaaaaaaa


Disionario tiopes:

BRIMKS - brincadeira, ex: to de BRIMKS (to brincando, zueira)
GAYDACU - gay, bicha, usado tambem muitas vezes quando quer 'ofender' alguem de brincadeira - ou não,. ex: sel GAYDACU!
TUOD PUAT- tudo puta, dito na brincadeira - ou não.
N00B- leigos, iniciantes, zero-à-esquerda no Tiopês.
TO VIVOÄ - estou vivão, vindo do Alêchat, alguns tiopenses utilizam. ex: MORI!1 brimks to vivoa!1
BEESHA- bicha
LOOSHO- luxo
TEMDEMSIA- tendência, quando algo é interessante, tá na moda, tudo que acham que é bom é TEMDEMSIA
ASTITUED- atitude, usado qnd alguem tem atitude. ex: 100porsento astitued! (100% atitude)
SOL GOSTICO VIZTO PREOT - sou gótico, visto preto - vindo de uma comunidade, virou 'temdemsia' dizer sempre que se quer passar 'astitued' pro pessoal.
GALËRE, GELERE - galera.
EL ASHO Q - eu acho que - muitas vezes dito sem sentido algum. ex: uma pessoa posta um texto falando sobre algo e você apenas responde: 'el asho q' ,
há momentos que acompanha uma frase. ex: el asho q vose ë n00b (eu acho que você é n00b.)
MINIA OPNIOA- minha opinião - você dá sua opinião sobre determinada coisa e finaliza com isso.
FIKDIK - fica a dica. da um sugestao, dica, conselho e diz no final 'fikdik'
ALEM D - alem de. usado para terminar uma frase. ex: ai a gelere pulol corda, amdol d bisicleat alem d
MELDELS - meu Deus - quando se surpreende com algo, quando se emociona etc.. ex: -nosa, coniesi o Brad piti onten - MELDELS ce ta d brimks!1
AMICO, AMICA, AMICOA- amigo, amiga, amigão.

Disionario Tiopês parte 2

as expressões 'de atidude' mais usadas no tiopes, dentre outras, são: mim add oi q n bls reflita trojan n00b tr00 nenli rerere alo vose abraso aeaeaeae ok rs

Conclusão:
O importante é ser emgrassadimho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário